Páginas

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Revendo pensamentos: Críticas

Quando você leu Crítica, já deve ter pensado, "Vai falar mal de alguma coisa". Não. As pessoas tem um mal exemplo da palavra 'crítica'. Sempre que alguém lhe fala, "Vou fazer uma crítica sobre você!", qual a sua atitude "Já tá querendo me julgar." 
Sim, de fato uma crítica é um julgamento, mas esse julgamento tem duas caras. Todos veem a crítica como algo desfavorável, negativo, procurar defeito, achar erro. Tanto que sempre ouço falar, "Tão me criticando" como algo horrível. Bem, eu não concordo com esse tipo de pensamento. Por mais que ela esteja sendo utilizada apenas para esse âmbito eu acredito que possamos reaver isso. 
Para que melhor entendermos o que quero dizer, vejamos a definição no dicionário (da porto editora):

Crítica - 1. Arte de julgar uma obra de caráter intelectual, artístico ou literário.
              2. Apreciação de uma criação intelectual, artística ou literária; julgamento; análise.
              3. Juízo moral ou intelectual.

Veja que há uma contraditoriedade no próprio dicionário. Como falei antes, esse julgamento tem duas caras. O julgamento pode ser tanto bom como ruim por um juízo moral; Apreciação; análise.
Perante a opinião de um outro aquilo que você fez pode ser bom ou ruim, mas a crítica está somente sendo usada para coisas ruins. E se essa outra pessoa te dá uma opinião bem estruturada por mais que seja boa ou ruim, isso é uma crítica, uma opinião com valor onde você possa ver os pontos positivos e negativo daquilo que você fez e cabe você decidir se aceita ou não aquilo que o outro lhe disse. Se você nunca aceita uma crítica bem estruturada, você é um péssimo ouvinte.
A crítica, com teor ambíguo (pontos positivos e negativos) como teria que ser, deve de ser absorvido e você deveria se espelhar nisso quando for arrumar aquilo que já fez ou nos próximos que irá fazer. E claro, não tem como você se espelhar 100% no que te falam, pois é muito difícil agradar a todos.
Tente escutar aquilo que te falam, se não concorda argumente de forma saudável mostrando o porque o outro está errado. A opinião dos outros não são irrelevantes, muito pelo contrário, nos tornam melhor.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário